Regresso às Aulas – Comecem o ano a poupar!

Está ai à porta a grande dor de cabeça de muitas famílias: O regresso às aulas!

Regresso às aulas - Comecem o ano a poupar!

Já tenho os meus pequenos comigo e com mais um ano letivo pela frente, muita coisa começa a mudar! É altura de se voltar à rotina, onde começam as guerras do deitar cedo e levantar cedo, das refeições regradas e dos trabalhos de casa mas acima de tudo, da disciplina que lhes é importante transmitir.

Para eles, é um motivo de grande alegria por voltarem a encontram muitos coleguinhas mas para os pais, o início das aulas representa uma tormenta no orçamento familiar. Estima-se que o rombo no orçamento seja de cerca de 500€ por criança! Sim 500€!!! Valor esse que muitas famílias não conseguem suportar.

Contudo, já existem algumas soluções que contribuem para minimizar estes gastos extraordinários, como acontece com a doação dos materiais escolares nas escolas, no entanto a procura é sempre maior que a oferta 🙁

Ainda assim, existem outras soluções que podem contribuir para a gestão do orçamento familiar neste período tão complicado. Por exemplo, no OLX (www.olx.pt/livros-escolares) podem encontrar vários anúncios de venda de material e livros escolares em muito boas condições. Melhor, não só para quem procura mas também para quem quer rentabilizar o material que os seus filhos já não usam, mas que ainda se encontram em boas condições para serem utilizados por outros.

São pequenas dicas que podem fazer toda a diferença 😉

Beijos KA

 

 

2 Comments on “Regresso às Aulas – Comecem o ano a poupar!

  1. Olá Kátia,

    Vimos o seu post e aproveitamos para informar que o Armazém do Mercado (no centro do Funchal, entre o mercado e o liceu) tomou uma iniciativa precisamente para responder às preocupações que levanta.

    Criámos o “À Volta dos Livros”, um espaço para troca e reutilização dos livros escolares do 1º, 2º e 3º ciclos com o objectivo de contribuir para um mundo mais sustentável através da reutilização de materiais mas também de oferecer uma solução gratuita aos pais mais afectados com as despesas neste início de ano escolar. Fica a informação 🙂

    Beijinhos

    Armazém do Mercado

  2. Uma altura complicada sim, principalmente para que tem mais do que um filho a estudar, eu sou mãe de 2 meninas, uma com 14 e outra com 9, estou desempregada à 4 anos e vivemos/sobrevivemos com 1 ordenado cá em casa o do marido, dou graças a Deus ainda por ele ter emprego dai não chorar aos 4 cantos do mundo as dificuldade, porque apesar de serem grandes, há de certeza bem piores do que eu, temos que saber/aprender a viver com o que temos e nunca perder a esperança.
    Desde que fiquei nesta situação e sem subsidio de desemprego optamos por mudar as nossa vidas em prol delas 🙂 por isso e para facilitar as coisas nesta altura, no final de Junho começo a adquirir o que falta para o ano seguinte, compro os cadernos para as duas, no final de Julho os manuais escolares, este mês foi a vez de lápis, canetas e acessórios, tudo muito bem contabilizado e dentro do orçamento reduzido que temos,.. fica dividido em 3 ou 4 meses todo o material e afins, deixamos de passar ferias, sair no verão, a não ser ir para a praia mais próxima, mas mesmo assim continuo a achar que é a opção mais acertada.
    Tudo antigo (manuais escolares) ou repetido que temos é oferecido a quem realmente nada tem, e assim incute se o ajudar o próximo, até para que elas cresçam com esse intuito 🙂 tento fazer o melhor, sei que estou longe da perfeição, mas faço o que de melhor sei, ser mãe à minha maneira.
    Um bom regresso Às aulas dos teus meninos e boa sorte para este novo ano letivo .

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *