Mais vale prevenir do que remediar

O verão está a despedir-se de nós a passos largos. Os miúdos já voltaram à escola, as rotinas instalam-se e os perigos do outono/ inverno começam à espreita. A gripe é um deles e um dos com maior prevalência durante este período!

Mais vale prevenir do que remediar

Quem nunca teve uma gripe que se acuse! Aquele mal-estar que percorre o corpo todo, os arrepios de frio, o nariz a pingar… é uma verdadeira chatice, principalmente porque temos sempre compromissos para cumprir e não há tempo a perder. Também com os miúdos é preciso ter cuidado a dobrar, principalmente porque as escolas são locais de contágio privilegiados!

Como mais vale prevenir do que remediar, existem algumas formas que podemos adoptar para nos protegermos a nós e aos nossos mais que tudo. Claro que devemos sempre partir da prevenção com uma alimentação equilibrada, ingestão frequente de líquidos e de andarmos mais agasalhados para evitar a transição brusca de temperaturas, para não fragilizar o sistema imunitário, mas também podemos e devemos recorrer a ajuda médica especializada: como é o caso da vacina contra a gripe.

Tomei conhecimento pela Direção Geral da Saúde que a campanha de vacinação arrancou já a 01 de outubro e vou vacinar toda a família. Esta vacina está disponível gratuitamente exclusivamente para grupos de risco em que se incluem doentes crónicos e maiores de 65 anos. Contudo, para quem tiver disponibilidade financeira, é também um investimento em saúde para evitar o desconforto e mal-estar da gripe, os dias sem ir à escola e as longas horas de espera nos centros de saúde, pode com a receita passada pelo médico dirigir-se a qualquer farmácia e administrar logo a vacina. O Inverno está a chegar e mais vale prevenir do que remediar.

2 Comments on “Mais vale prevenir do que remediar

  1. Kátia!

    Para mim deixou de haver inverno desde que trabalho na tua maravilhosa terra.
    Ainda por cima moro mesmo ao lado do museu do teu irmão!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *