Escrever sobre mim não é fácil, nem de perto nem de longe

Escrever sobre mim não é fácil, nem de perto nem de longe. A verdade é que me vejo muito através dos olhos da alma e, por isso, é difícil expressar-me por palavras, mostrar quem eu sou realmente. Ainda assim, aqui vou contar um pouco da minha história, de onde vim e de que matéria sou feita.

image4

Nasci no seio de uma família repleta de amor, na Madeira, onde vou sempre que preciso de recarregar baterias. É lá que estão as minhas raízes e é de lá que vem muito de mim e do que sou hoje. Para mim aquela ilha tem o sol mais lindo do mundo e os melhores perfumes. É lá que respiro o melhor ar. Posso dizer que a Madeira é o meu mundo, mesmo que a vida me tenha feito partir para outros lugares e descobrir outras paisagens. A verdade é que os meus sonhos eram (na altura) e são ainda hoje muito maiores do que uma pequena ilha rodeada de mar. Com sonhos como os meus eu não podia ficar presa à terra que me criou.

É claro que em criança não me apercebi disso. Era a terceira de quatro irmãos e, com o mar como pano de fundo, acreditei que aquela seria sempre a minha casa. Acreditava mesmo que ali poderia realizar todos os meus sonhos e, assim, cresci feliz. Apesar de tudo, a minha infância foi marcada pela humildade e recordo-me de ver a minha mãe sair de casa para trabalhar mesmo antes do sol nascer, para que nada nos faltasse. Essa imagem ficou gravada e cedo ganhei consciência de que é preciso trabalhar para sobreviver.

Independentemente das dificuldades, o amor e a união da família nunca faltaram. E éramos tão felizes com tão pouco! Lembro-me de que ir a um arraial para ver tocar a banda já era motivo de alegria, e comer batatas fritas com ketchup e maionese era considerado um manjar. Poder ir de autocarro ver um jogo de futebol na zona era um verdadeiro luxo, pois nem todos podiam dizer que andavam de transportes ou de carro. Nenhum dos meus pais tinha um.

Uma coisa que lá em casa estava sempre presente era a música. Fosse qual fosse o momento ou a tarefa, tudo era feito ao som de um cantor qualquer (desde que soasse bem) e foi assim que cresci, com música um pouco por todo o lado no meu dia-a-dia. Além disso, tínhamos um grupo musical a paredes meias com a nossa casa e em miúda costumava assistir aos concertos deles, cheia de esperança que um dia me chamassem para subir ao palco.

Por estranho que pareça, um dia isso aconteceu mesmo, tinha eu 14 anos. A partir desse momento, desejei fazer da música o meu modo de vida e esse sonho ganhou um lugar cativo em mim. É claro que tinha consciência de que seria muito difícil conseguir viver disso e sabia que teria de lutar para criar o meu próprio trabalho de originais.

Felizmente a vida é uma surpresa e passados alguns anos o sonho de gravar um álbum aconteceu. O continente, como dizemos na Madeira, passou a ser a minha casa. Pelo caminho fui mãe e tenho dois meninos que fazem de mim a mulher feliz que sou. É também por eles que faço o que faço.

Apesar da minha família me acompanhar e apoiar muitas vezes na sombra, eu sei que eles estão lá para mim. Sinto falta de não ter o meu pai por perto, entre nós, mas o que importa é que sei que lá do cimo ele continua a olhar por mim. Como sou devota a Deus e a Nossa Senhora de Fátima, carrego muita fé em mim. A minha crença dá-me forças para continuar a seguir os meus sonhos e ultrapassar todas as barreiras.

A verdade é que eu sou insatisfeita por natureza, o que faz com que queira sempre mais e melhor para mim. Adoro um bom desafio e sou curiosa, gosto de arriscar! Como sou positiva, acredito que todos os desafios têm uma solução e que todas as coisas têm um tempo e um lugar certo, onde eu tenho sempre algo mais a mostrar.

Como a minha experiência de vida me ensinou que nada cai do céu, sei que os meus sonhos têm de ser conquistados e que só dessa forma posso valorizar verdadeiramente as minhas conquistas. Mesmo nos momentos mais difíceis, eu acredito que se tiver a meu lado a minha família, os meus meninos e os meus amigos, tudo se torna logo mais fácil.

E claro, desistir não faz parte de mim…

23 Comments on “Escrever sobre mim não é fácil, nem de perto nem de longe

  1. Gosto das túas palabras,porque danme forza cada día. Eu tamén teño por mantra “soña ao grande” e traballar pouco a pouco ate conseguir todo o que soñei.Moitos bicos

  2. Katia,gosto moito destas palabras. Eu tamén teño por mantra “soña ao grande” e traballo pouco a pouco polos meus soños. A vida non é un camiño de rosas,mais pasiño a pasiño,fáise o camiño. Moitos bicos

  3. Tudo tem um começo e não devemos de nos envergonhar dele, tu e a tua família assim o fazem, falam sem qualquer problema. Temos de agradecer à D.Dolores por tudo o que vos ensinou e por serem quem são hoje, pessoas HUMILDES ! Obrigada por tudo, obrigada por me fazerem feliz…

  4. Que bom leer coisas assim. A tua familia é mesmo um exemplo de forca e humildade. Muito feliz que por fim o teu sonho se torne realidade.

  5. Fazes da música o teu sonho de vida!…Desejo-te que tenhas sempre muita força e motivação para “perseguires” o teu sonho!…Pois como disse um dia, um poeta: O SONHO É QUE COMANDA VIDA!….E SEMPRE QUE ALGUÉM SONHA O MUNDO PULA E AVANÇA!…

  6. Ola katia gostei nesta ideia assim sempre conhecemos outras facetas tuas n so enquanto cantora, mas enquanto mulher e mae, eu gosto mt de te ouvir cantar amei o tema que gravas te cm marcus recentemente desejo te td a sorte neste projecto do blog e conta cmg eu gostei desta ideia. parabens beijinhos :*

  7. Sim graças a Deus conseguiste….tendo o melhor judador do mundo em casa.Nem todos temos a mesma sorte…..apesar de lutar pela vida como todos tendo passado necesidades tanbem.Continua a lutar porque tudo chega….e o teu mano que o diga….quem diria a ele que chegaria onde esta! Parabens os dois…..a ti apenas te conhecia mas depois de te ver na tv aqui em espanha adorei….puseste cada um no seu lugar….adorei mesmo….:)

  8. Quando a beleza e a simplicidade se cruzam, só pode ser maravilhoso.
    Podias ser vaidosa, podias usar o nome do irmão para subires rapidamente na vida, mas na tua simplicidade, na tua coragem, preferes vir sozinha esta aventura onde sairás um verdadeira vencedora.
    Resta-me dar-te o meu apoio, como um simples simpatizante qualquer, um simpatizante que acredita profundamente na tua vitória.
    Espero que te mantenhas assim, cheia de humildade, cheia de sonhos e acima de tudo muito batalhadora, por isso boa sorte Katia e muitas felicidades. Wylee

  9. Todos nós temos uma história Katia e é tão bom recordar, reviver… e se fecharmos os olhos conseguimos sentir o cheiro dos momentos que nos marcaram. É bom saber de onde viemos e para onde vamos…

  10. Unfortunately I don’t understand Portuguese very well, but I have tried to translate in English and I understand what you write. It is very emotional and you have a talent to do this. Keep writing! I will read your blog every day starting now.
    Greetings from Romania.

  11. Parabens pelo ser humano q es ,pela tua humildade,pela familia linda q tens DEus te proteja estejas onde estiveres e nunca deixes de ser quem continua a fazer da tua vida um sonho e do sonho uma realidade um bjnho bem grd de alguem q te admira mt

  12. Katia ciao sou a maria ,como te percebo e sei que viver e deficil eu tambem venho de uma familia numerosa dou a 4 de 11 filhos , meus pais ja partiram uma coisa boa e que tu podes contar com tua familia em vez eu so comigo a minha enfancia nao foi das melhores meu pai era muito mau batia na minha mae assim como em nos ,hoje sou mae de 4 filhos vivo na suissa sou e sempre fui solteira criando os neus filhos praticamente sozinha por vez ate tenho vontade de a fazer finita mas como dizes tu que com deus e nossa senhora de Fatima tudo se compoi desculpa se te encomodei com a minha historia um dia com tempo penso em escrevela mesmo sendo muito triste ciao bjs

  13. Diz que nasceu no seio de uma família repleta de amor, aqui está a base da vida
    Amor, será sempre sinónimo de felicidade, não tem de se justificar seja a quem for
    Só a Deus e a sua família, o resto querida amiga cante e muito

  14. Pessoas de luz, brilham naturalmente!! mesmo que demore tempo, A semente passa por diversos estágios até se tornar na árvore que dá frutos. Antes de conhecer as letras e dominar a formação de palavras não esperamos que alguém possa ler. Há uma harmonia absoluta organizando todas as coisas, inclusive o caos e tudo flui quando há fé e muito AMOR para dar. Muitos parabéns!!!

  15. Katia con estas palabras se vee que persona eres, cuanto has sufrido antés de realizar tus sueños. Lo sé que no ha sido por nada facil, pero como dices con tu familia cerca de ti, es meno dura de ser sola. Estoy feliz que puedes cantar y bailar porque la verdad es que eres una chica simpatica, llena de alegria y positivismo. Eres genial, que nunca cambias! Un beso :* ♥

  16. grande e batalladora mulher, te desejo muito sucesso, tenho orgulho quando me dizem que pareço muito com vc, vc é linda e talentosa, lindas palavras, bjs

  17. Me encanta oir tu la historia de tu vida y como la cuentas , ojala que te salga bien todos tus proyectos , por que te lo mereces por el corazon tan grande que tienes.adios preciosidad

  18. Me gusto mucho, felicidades por ser como eres y por cumplir tus sueños, que lo compartas me alienta a conseguir los míos

  19. Para mim é uma grande surpresa a forma como descreve a sua vida. Já tenho 74 anos e admiro a sua força e a vontade de vencer. Força e vá em frente e considere as críticas que possam fazer como pura dor de cotovelo….Um beijo grande

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *