Como apreciar um copo de vinho?

Bom dia!! Como estão? Eu sou uma grande apreciadora de vinhos e hoje vou falar-vos sobre isso. 😀

Katia_como-apreciar-copo-de-vinho

Vocês sabem que apesar das minhas preocupações com o corpo e com a saúde, não dispenso um bom jantar e claro, um bom copo de vinho!! Poder chegar a casa e poder relaxar na varanda a saborear aquilo que nós portugueses fazemos tão bem é das coisas que eu mais gosto! Quando era mais nova não gostava tanto mas isso acho que é assim com toda a gente…

Agora, gosto até de saber mais pormenores para poder combinar melhor com os meus cozinhados ou para poder oferecer a quem passa lá por casa!!

Ao início não percebia nada daquelas coisas de olhar para a cor e de sentir o cheiro. Parecia-me tudo mania! Mas na verdade, quando começamos a ter o gosto e a aprender, começa a fazer sentido…

Acho que são poucas as pessoas que conheço que não gostam de beber um bom copo de vinho ao jantar e de partilhar com os amigos, numa saída à noite. Por isso, vamos lá a saber, o que é que vocês sabem sobre isto??

O que eu sei é que se ao invés de bebermos rapidamente provarmos calmamente e deixarmos estar o vinho na boca uns segundos em contacto com o ar conseguimos perceber muito mais diferenças entre dois vinhos!

Depois, aprendi formas de falar das diferenças, se um vinho é mais frutado ou mais intenso, se tem tons de madeira ou frutos. Parece estranho, mas é verdade que com o tempo, se dedicarmos tempo a uma coisa acabamos por entender que há sempre muito mais para saber!! Isto não é fantástico?? Significa que estamos sempre a tempo de aprender e que no nosso caminho vamos sempre encontrar mais e mais para aprender.

Katia_como-apreciar-copo-de-vinho

Agora tenho a certeza que há pessoas cheias de experiência aí desse lado com dicas para eu experimentar. Digam lá!!! 😀

Boa continuação de feriado para todos!!
Beijinhos,
KA

3 Comments on “Como apreciar um copo de vinho?

  1. Basta ter bom paladar, estar em boa companhia e saber saber conviver com os amigos e Um bom vinho tem de ser leve e frutado para os brancos encorpado para os tintos, estas 3 condições convencem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *