Brincadeiras e desatinos dos meus pequenos

Ontem foi dia de ir buscar o Dinis e o Cristianinho à escola, que no caminho para casa já iam completamente empolgados por poderem brincar juntos o resto da tarde. Agora adivinhem a primeira coisa que fizeram ao chegarem a casa? Foram pegar nos comandos da consola para começarem a jogar!

Na minha opinião, estar uma tarde inteira em frente à televisão não faz bem a ninguém. Sou adepta de ver televisão mas em excesso não faz bem aos adultos, quanto mais a crianças tão novas. Por isso comecei a pensar em formas de conseguir motivá-los a arrumarem os comandos e a cativá-los para pintarem e desenharem em conjunto 🙂

Adoro brincar com os pequeninos!

Deixei-lhes o papel e as canelas e fui preparar o lanche para a cozinha. Qual não foi o meu espanto quando voltei: Estavam pintados da cabeça aos pés e, cada um com a sua espada, gritavam: Somos os piratas e viemos prender-te! E não é que fiquei mesmo prisioneira 😉Adoro brincar com os pequeninos!

Adoro brincar com os pequeninos!

Fiquei em choque quando os vi mas também o “mal” já estava feito, por isso mais valia entrar na brincadeira com eles. E não é que acabou por ser uma tarde super divertida, com imensas gargalhadas à mistura! No final do dia, é que a hora do banho já não foi assim divertida, porque não havia maneira de lhes conseguir tirar as “obras de arte” que tinham  desenhadas no corpo. Mas lá nos desenrascámos 🙂

Tal como todas as mães, acho que deve existir um consenso entre o tempo que passamos em frente à televisão e o que devemos aproveitar para estar em família, por isso partilho convosco algumas das ideias que costumamos pôr em prática cá em casa para manter os miúdos entretidos e longe da televisão:

O tesouro dos piratas – Tem de preparar a caça, mas é muitíssimo fácil e todas as crianças de todas as idades adoram (mesmo alguns adolescentes que não resistem). Pode fazer com 2 crianças e até mesmo só com uma, não juntem é crianças de idades muito diferentes. Escrevam vários papelinhos com uma adivinha, do estilo “Estou no sítio onde deitas a cabeça para dormir”. Ponham a próxima pista na almofada, e assim por diante, até chegar ao ‘tesouro’, que pode ser qualquer coisa, desde um presente a sério até uma gracinha simbólica.

Que Letra É Esta? – Com os dedos, tracem-lhe uma letra nas costas de um dos miúdos e ele tem de adivinhar. Quem está a começar a aprender as letras costuma gostar deste jogo.

Adivinha o animal – Se houver várias crianças, faça duas equipas: uma delas chama um elemento da outra equipa e segreda-lhe o nome de um animal. Ela vai ter de imitar o animal para a sua equipa adivinhar qual é.

Espero que gostem e que as experimentem com os vossos miúdos 🙂 E vocês, que brincadeiras costumam pôr em prática ai em casa?

Beijinhos, KA

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *